HOSPITAL INFANTIL NA TAILÂNDIA



Uma nova visão da arquitetura integrativa, que desconstrói valores ultrapassados, criando um ambiente hospitalar nada intimidaddor para as crianças. O estúdio de design IF – Integrated Field, fundado em 2011 e sediado em Bangkok  criou uma atmosfera ímpar ao fazer o projeto de ambientação de um centro médico infantil em Samut Sakhon, na Tailândia, com ambientes arqueados coloridos cheios de animais e nuvens para fornecer uma experiência agradável para as crianças.

Os toques lúdicos no EKH Children’s Hospital, premiado no Dezeen Awards 2020 na categoria interior de lazer e bem-estar do ano, incluem um escorregador amarelo brilhante que passa pela recepção e as formas dos animais acima das camas do hospital e constelações iluminadas que agem como luzes noturnas.

Hospital Infantil EKH

O Integrated Field queria que os jovens visitantes do centro médico ficassem à vontade no que pode ser um lugar assustador e desconhecido, colocando elementos divertidos, como nuvens acima de uma piscina coberta e áreas de lazer tranquilas e neutras nas salas de espera, para ajudar a distrair as crianças que podem estar nervosas ou se sentindo mal.

“Imagine ser uma criança com medo de ir para o hospital, o escorregador definitivamente fará você parar de chorar”, disse o estúdio.

“A sala de espera de cada clínica é transformada em um verdadeiro playground, o que se torna até meio complicado para os pais ao ter que convencer as crianças de irem embora do hospital”.

Na piscina coberta estimula ainda mais a sensação de diversão, com janelas em arco que formam reflexos circulares na água e nuvens brancas decorando as paredes contra um fundo azul-celeste. Na farmácia, a área de recreação é projetada para que os pais possam facilmente ficar de olho nas crianças, enquanto estiverem esperando no balcão.

Os arcos acima das portas e nichos e as áreas de estar arredondadas foram todos projetados com a perspectiva de uma criança em mente, e esses elementos arquitetônicos foram dimensionados para sua altura.

Os quartos são pintados em tons pastéis suaves, incluindo rosa, azul e amarelo: “O tom pastel incentiva o uso da imaginação das crianças”, disse Integrated Field. E ainda, “Quando crianças, todos nós criamos nosso próprio mundo imaginário quando estamos experimentando um espaço pela primeira vez”, acrescentou. “Cada cor específica se refere a um animal específico que representa cada zona, como o azul do céu para as baleias.”

Quartos para pernoites recebem temas de animais para torná-los mais atraentes – Constelação de baleias, tartarugas, leões e coelhos. O contorno do animal é destacado no teto para que seja visível durante o dia. À noite, lâmpadas suaves e brilhantes nas faixas escuras destacam uma constelação de estrelas que atuam como uma luz noturna reconfortante.

A iluminação em todos os quartos e corredores do hospital também foi projetada para ser suave, ao invés das fortes lâmpadas fluorescentes normalmente encontradas em ambientes hospitalares.

Nos banheiros do hospital, os banheiros das meninas são revestidos de azulejos rosa e os dos meninos, amarelos. Pias e mictórios são colocados em nichos em arco, com metade das instalações colocadas à altura de uma criança para fácil acesso.

Na fachada externa, telas metálicas em tons pastéis apresentam perfurações em formato de animais.

“O Hospital Infantil EKH mudará a percepção de todos sobre como pode ser o espaço de um hospital infantil.” Veja mais fotos:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Esta entrada foi publicada em Arquitetura, BIOFILIA, CORES, Decoração, Design, Mobiliário, NEUROARQUITETURA, Urbanismo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

No possvel comentar.