Como eu falei no “stories” do meu Instagram (@tk.designer) na semana passada, enquanto vivenciava a DW SP 2019, a grande surpresa nestes dias em São Paulo foi a nova loja da Florense, que fica na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 690, inaugurada no início do mês.
A “flagship” tem como objetivo ser a principal vitrine brasileira da marca. E que vitrine!!!!!!!
O projeto foi de responsabilidade do premiado arquiteto e designer israelita DROR BENSHETRIT, com sua primeira participação em um processo criativo no Brasil. Ele é formado pela vanguardista Design Academy Eindhoven, na Holanda, vive e trabalha em New York, onde fundou seu estúdio em 2002. Com um olhar peculiar e sedento por soluções diferenciadas, ele tem rodado o mundo à caça de oportunidades de exercitar sua arquitetura conceitual, onde o humano e a natureza ensaiam uma coexistência vivida no passado, tal como propôs no novo “showroom” da marca gaúcha Florense.
PROJETO:
São 920 m², divididos em quatro pavimentos, cercados por uma rica vegetação que une folhagens, árvores frutíferas, ervas e temperos aromáticos, num projeto paisagístico especial do Gilberto Elkis. Na frente da loja quatro grandes instalações em aço corten chamam atenção. Denominadas “houseplants“, dão forma a uma obra etérea, que é parte escultura, parte jardim e ilustra a harmonia entre natureza e arquitetura, tão presente nas obras do arquiteto.
Estes elementos escultóricos criam vários jardins suspensos circulares, que ficam no nível do rooftop, e vistos de baixo dá para observar até a homenagem do arquiteto às suas origens, pois existe uma “Estrela de Davi” em cada uma destas esculturas monumentais.
Internamente a loja foi concebida para que não se parecesse com um showroom, mas que de fato lembrasse um lar, com ambientes aconchegantes e convidativos.
Especial atenção a todos os sanitários, que estão lindos, e também a parte do subsolo, onde foi montado um belo espaço de convivência, com adega, área gourmet e acesso fluído à área verde, e ainda ao rooftop, que abriga uma área externa bem interessante, uma estrutura de cozinha e bistrô, uma sala de reuniões, cercada pelo verde das copas das “houseplants“.
Só vendo para perceber os mínimos detalhes!
CONCEITO:
O conceito de Dror foi promover um estado de experiência: “Experiências enraizadas na natureza proporcionam às pessoas um sentido de pertencimento aos seus entornos e ao que estão vivenciando“, disse ele. O designer segue toda sua linha criativa baseada num conceito central: “Me agrada que um ideal conduza a prática do design.
A ideia de criar algo forte, conceitual está presente em tudo que faço, e não só em relação à arquitetura e suas questões, mas em qualquer coisa que crio. Eu costumo dizer que é o conceito que amarra tudo. E que é trabalhando em torno dele que o projeto vai se manifestar de forma semelhante ao inicialmente intencionado. Por outro lado, sei que depende muito de cada trabalho, mas devo admitir que minha principal motivação é sempre o humano, ou está baseada nas experiências humanas”.
O Dror conseguiu um resultado extraordinário com seu projeto, me impactou, e tenho certeza que vai sempre despertar um sentimento positivo a quem vistar a loja FLORENSE Gabriel.
SENTIMENTO:
Eu senti e percebi claramente o que foi proposto pela obra arquitetônica: acolhimento e pertencimento (os espaços construídos impactando o comportamento humano).
Fica também aqui o registro de elogio à fábrica gaucha FLORENSE, pelo empreendimento desafiador, e pela riqueza de detalhes de sua marcenaria em todos os ambientes. Vale ressaltar que a empresa, além da marcenaria, fábrica mobiliário com design arrojado e de estética única. Nós temos know-how e competência para competir com qualquer empresa deste ramo no mundo. Muitíssimo parabéns, @Florenseoficial!