KOBRA: COLORINDO NEW YORK



Um dos lugares mais fotografados no sul de Manhattan – New York era o mural “Kiss”, visto a partir do High Line, pintado pelo mundialmente conhecido e talentosíssimo artista brasileiro Eduardo Kobra, 42 anos.

Eu tive prazer de admirar e fotografar esta obra várias vezes, enquanto passeava por Chelsea, e pelo High Line. O mural retratava aquele beijo icônico de um marinheiro e uma enfermeira no Dia dos Namorados na Times Square. Sim, você não leu errado não!!!! ELA NÃO EXISTE MAIS há mais ou menos 2,5 anos, quando o proprietário do imóvel onde ela estava cobriu-a com uma camada de tinta cinza. Pode????? Imagina!!!! Destruir um dos 10 pontos mais fotografados da cidade.

Foto tirada em 2014 – High Line

 

Foto tirada em 2016 – High Line

Confesso que fiquei muito frustrada na época, ainda mais que outro grafite bem perto também tinha sido coberto. Infelizmente existem pessoas, que como o prefeito de São Paulo, não têm sensibilidade estética para admirar e respeitar uma “Street Art“. Diz-se que a prefeitura de New York estava em processo de tombamento do prédio, mas enquanto não havia uma decisão definitiva, o proprietário, assim que recebeu uma notificação e valendo-se de suas prerrogativas do direito privado, apagou a obra de arte.

Agora temos uma ótima notícia. Kobra neste momento está em New York desenvolvendo o projeto mais desafiador de sua carreira, colorir a “Big Apple”. O projeto chamado “Cores pela Liberdade”, tem o intuito de chamar atenção e discutir as injustiças do mundo atual, as questões que afetam tanto as pessoas. É um projeto complexo, mesmo para uma pessoa com toda experiência que ele já tem, por tratar de um grande desafio em fazer mais de 10 gigantescos murais até novembro, inclusive recriar o famoso painel “Kiss”. A grandeza deste desfio já fez ele desenvolver mais de 100 artes, e contar com uma equipe de 10 pessoas no suporte desta grande aventura em transforma New York numa imensa galeria de arte.

O primeiro painel a ficar pronto foi “STOP GUNS”, com um garoto tirando uma #selfie com uma revólver em mãos, mesmo tendo num quadro negro o alerta de proibição de uso de armas.

Stop Guns – Kobra 2018

Uma outra obra finalizada é uma pintura de Michael Jackson, na lateral de um edifício de 5 andares localizado na esquina da East 11th Street com a First Avenue, no sul de Manhattan. De um lado, a pintura traz Michael quando menino e, do outro, adulto. Cada rosto é colorido por um arco-íris de diamantes, uma das marcas registradas do muralista.

Michel Jackson Tribute – Kobra 2018

Madre Teresa de Calcutá X Ghandi – 18th / 10th Ave. – Kobra

Louca para ver estas cores estampadas pelas ruas da cidade do meu coração!

Eduardo Kobra nasceu em São Paulo, é um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade, com mais de 500 obras realizadas em ruas do Brasil e em muitos países.

Arte – Rede Globo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Esta entrada foi publicada em Arquitetura, Artes, atualidade, Design, Dicas, Urbanismo, Viagem. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *