Um dos lugares mais fotografados no sul de Manhattan – New York era o mural “Kiss”, visto a partir do High Line, pintado pelo mundialmente conhecido e talentosíssimo artista brasileiro Eduardo Kobra, 42 anos.
Eu tive prazer de admirar e fotografar esta obra várias vezes, enquanto passeava por Chelsea, e pelo High Line. O mural retratava aquele beijo icônico de um marinheiro e uma enfermeira no Dia dos Namorados na Times Square. Sim, você não leu errado não!!!! ELA NÃO EXISTE MAIS há mais ou menos 2,5 anos, quando o proprietário do imóvel onde ela estava cobriu-a com uma camada de tinta cinza. Pode????? Imagina!!!! Destruir um dos 10 pontos mais fotografados da cidade.
Confesso que fiquei muito frustrada na época, ainda mais que outro grafite bem perto também tinha sido coberto. Infelizmente existem pessoas, que como o prefeito de São Paulo, não têm sensibilidade estética para admirar e respeitar uma “Street Art“. Diz-se que a prefeitura de New York estava em processo de tombamento do prédio, mas enquanto não havia uma decisão definitiva, o proprietário, assim que recebeu uma notificação e valendo-se de suas prerrogativas do direito privado, apagou a obra de arte.
Agora temos uma ótima notícia. Kobra neste momento está em New York desenvolvendo o projeto mais desafiador de sua carreira, colorir a “Big Apple”. O projeto chamado “Cores pela Liberdade”, tem o intuito de chamar atenção e discutir as injustiças do mundo atual, as questões que afetam tanto as pessoas. É um projeto complexo, mesmo para uma pessoa com toda experiência que ele já tem, por tratar de um grande desafio em fazer mais de 10 gigantescos murais até novembro, inclusive recriar o famoso painel “Kiss”. A grandeza deste desfio já fez ele desenvolver mais de 100 artes, e contar com uma equipe de 10 pessoas no suporte desta grande aventura em transforma New York numa imensa galeria de arte.
O primeiro painel a ficar pronto foi “STOP GUNS”, com um garoto tirando uma #selfie com uma revólver em mãos, mesmo tendo num quadro negro o alerta de proibição de uso de armas.
Uma outra obra finalizada é uma pintura de Michael Jackson, na lateral de um edifício de 5 andares localizado na esquina da East 11th Street com a First Avenue, no sul de Manhattan. De um lado, a pintura traz Michael quando menino e, do outro, adulto. Cada rosto é colorido por um arco-íris de diamantes, uma das marcas registradas do muralista.
Louca para ver estas cores estampadas pelas ruas da cidade do meu coração!