Maneiras de aproveitar os cantinhos embaixo da escada



Embaixo da escada pode haver lavabo, adega, canto de trabalho ou qualquer espaço útil. Se a altura disponível ultrapassar os 2m, dê asas à imaginação!

“Caso seja inferior, é recomendável adotar apenas prateleiras ou armarinhos, a fim de evitar cabeçadas”, afirma a arquiteta Flávia Portela. E não exagere na ambientação: “A escada tem força arquitetônica por si só, então o bom resultado pede que a composição expresse leveza”, ensina a arquiteta Mariana Cecchini.

Escada

Longe de ser mera consequência, a área sob a escada foi concebida como parte do todo na casa. No projeto da arquiteta Maria Fernanda Rodrigues, de São Paulo, o guarda-corpo leva peças roliças de madeira cumaru, dispostas na vertical. "Quis inovar!", conta. Já os degraus são de concreto armado revestido de limestone mont charmot (NPK), um tipo de pedra calcária. Um dos degraus, a 45 cm do chão, foi prolongado para se tornar um aparador (2 x 0,75 x 0,11 m*). Assim como os demais, sustenta-se em vigas embutidas nas paredes. A prateleira é resistente o bastante para suportar uma TV, por exemplo.

Durou pouco a ideia de transformar a área aberta para a sala em armário: "Preferi montar meu canto de trabalho em casa. Aqui pesquiso em revistas e livros e faço minhas colagens", conta a decoradora Luciana Colesanti. Na parede, apenas as molduras pesadas estão em pregos, a exemplo do espelho e das fotografias – como a que mostra a avó de Luciana vestida de noiva. "Primeiro organizo as peças no chão, para só aí furar onde for preciso", ensina. Depois vêm postais, desenhos, uma folha seca… Todos com fita adesiva. Resgatada do lixo, a cadeira de plástico recebeu tinta spray Suvinil, linha Multiuso. Para recuperar a mesa antiga, a decoradora paulistana lixou o móvel e passou tinta acrílica semibrilho

Texto Roberta Akan
Reportagem Visual Tatiana Guardian e Verônica Naka (assistente)
Fotos Marcos Lima

Fonte: www.casa.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Esta entrada foi publicada em Decoração, Dicas, Organização, Reforma, Reutilizar e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

No possvel comentar.