Arthur Casas – Hotel Emiliano RIO



O arquiteto Arthur Casas Mattos é considerado uns dos ícones da arquitetura brasileira, com atuação internacional. Seus projetos podem ser encontrados em Tóquio, Paris e New York……

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie de São Paulo em 1983, dirige o Studio Arthur Casas, com escritórios em São Paulo e Nova York, trabalhando, juntamente com sua equipe, em quase todas as áreas de um projeto arquitetônico, desde o planejamento e implementação de construções tanto como arquitetura de interiores para empreendimentos residenciais e corporativos, além do design de mobiliário, sempre utilizando formas limpas e harmônicas. São destaques em seu trabalho seu compromisso com o meio ambiente, tanto no próprio projeto quanto na execução, sempre buscando utilizar técnicas inovadoras e materiais reciclados.

HOTEL EMILIANO:

A edificação teve concepção inicial do escritório norte-americano Oppenheim Architecture + Design, LLP e foi, à princípio, concebida como um prédio de apartamentos, cuja construção estava paralisada, quando o @ studio.arthurcasas foi contratado para desenvolver o projeto de interiores do HOTEL EMILIANO.

No andamento do projeto o escritório também foi contratado para criar a vedação da edificação, parte importante da arquitetura, onde a estética do projeto se relaciona diretamente com a cidade.  Encravado entre dois outros prédios, o Hotel Emiliano carioca possui uma fachada que é ao mesmo tempo impactante e delicada, e, de certo modo, nostálgica ao lançar mão do partido criativo dos cobogós, criados com materiais contemporâneos. A intenção do escritório era evocar a imagem de casualidade, característica associada ao modo de viver dos cariocas.

Depois de estudarem alternativas, os arquitetos verificaram que a trama que daria identidade ao hotel poderia ser fabricada com resina de policarbonato, resistente a raios ultravioletas, que também não propaga chamas em caso de incêndios. O Studio Arthur Casas elaborou o desenho pretendido e, em seguida, ele foi convertido em um molde metálico para a fabricação das peças. Agrupados e articulados esses componentes, tem-se a fachada/painel que cobre praticamente toda a face do prédio voltada para a avenida, permitindo, porém, iluminação e ventilação naturais. Essa parede vazada protege a varanda dos apartamentos. Como podem ficar abertos ou fechados de acordo com o desejo dos hóspedes, o movimento de janelas torna a fachada dinâmica, em permanente mutação.

As cores, os revestimentos, o refinamento nas peças escolhidas – tendo em conta que a imagem procurada pela unidade carioca do hotel é mais leve e clara que de seu homônimo paulista – apresenta sutis referências à paisagem marítima. Na recepção, um painel em tecido de autoria de Burle Marx parece dar boas-vindas aos hóspedes. De maneira geral, os espaços são amplos e, nos quartos (no total são 90 apartamentos – sendo 1/3 deles suítes – distribuídos pelos onze pisos da edificação), as aberturas deixam entrar de forma controlada a luz do sol. No revestimento das paredes da área de circulação junto aos elevadores, é notável a presença de painéis de madeira com desenho em alto relevo.

Além do restaurante (no térreo) e dos andares de apartamentos, o penúltimo pavimento do Hotel Emiliano é ocupado por espaços de relaxamento (spas) e academia. Já no Rooftop cobertura (ligeiramente recuada em relação aos outros andares, recurso usado para atender a legislação, também evitando a projeção de sombras na praia), ficam a piscina de borda infinita (de onde se avista toda a orla de Copacabana) e um outro restaurante.

www.arthurcasas.com
@studio.arthurcasas

SÃO PAULO
Rua Itápolis, 818 – 01245-000 – São Paulo SP
Tel + 55 11 2182 7500 Fax + 55 11 3663 6540
sp@arthurcasas.com

NEW YORK
547 W 27th Street, St # 309 – New York – NY – 10001, EUA
Phone + 1 646 839 5063
ny@arthurcasas.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Esta entrada foi publicada em Arquitetura, Decoração, Design e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *